//Condomínios
18/11/2019

Vizinho chato: saiba como lidar

5 dicas para você conseguir superar o clima chato com seu vizinho
Por Vivian Lapini

Um problema muito difícil de morar em condomínio é quando você tem um vizinho chato. O vizinho chato pode ser aquele que não tem bom senso, que não respeita as regras do condomínio... pode ser aquele que só reclama ou interfona no seu apartamento por qualquer choro do seu filho ou então aquele que só sabe criticar. Que fica buscando erros e deslizes alheios para avisar o síndico para multar ou notificar você.

Quando isso acontece pode ser uma situação muito difícil, pois você acaba perdendo a vontade de morar naquele lugar, fica com medo de sair e se deparar com a pessoa e daí pode ser um desafio não se mudar.

Todos os condomínios tem pelo menos uma figura dessas. Mas é possível lidar de forma amigável com um vizinho chato, daqueles que fecha o elevador de propósito só para não fazer o percurso até o andar ao seu lado:

1. Trate sempre com respeito: não importa quão chato seja o seu vizinho, você sempre deve continuar sendo respeitoso, pois o comportamento do outro não deve ditar o seu. Ser educado, dizendo bom dia, boa tarde ou boa noite só diz respeito a você e não ao outro e é a chave para uma boa convivência.

2. Se ficou um clima chato, faça um agrado: pode ser que na noite anterior seus convidados ficaram mais tempo no seu apartamento e as conversas foram até altas horas, o que pode ter incomodado seu vizinho, ou então pode ser que seu cachorrinho esteja latindo e você recebeu aquela interfonada chata. Faça um agrado para ele, leve uma flor, um doce ou um mimo simples. Esse tipo de gesto desconcerta a pessoa e pode ser que ela tenha mais tolerância com você numa próxima vez. Afinal, para ela você pode ter sido o vizinho chato. Tratar com amor e empatia, é sempre a melhor forma de receber o melhor do outro.

3. Se ele te incomoda, fale com ele antes de falar com o síndico: uma coisa muito comum que gera brigas e desarmonia entre vizinhos é quando a reclamação vai diretamente para o síndico antes de conversar com ele. E daí, o possível "infrator" vai ficar realmente com muita raiva de você, pois ele próprio não se tocou que estaria incomodando. Uma música alta demais, por exemplo, pode ser resolvida em uma interfonada amiga, ou em uma carta gentil deixada por baixo da porta.

4. Tenha bom senso: tem vizinho que não pode nem conversar no próprio apartamento que já é considerado um incômodo. Sendo assim, tenha bom senso quanto a acústica do seu prédio. Pode ser que a obra não seja das melhores, então cuidado para você não ser o chato que não permite que o outro nem converse na própria casa.

5. Se você se sente muito incomodado e já fez as alternativas anteriores, procure ajuda: se seu vizinho desrespeita sempre as regras, não contribui para o bom convívio e a ordem no condomínio, procure o síndico para pedir ajuda. Ele vai notificar a unidade e pode multar posteriormente. 

Sempre que possível se coloque no lugar do outro. Tenha empatia. Esse é o segredo para se conviver em sociedade e morar em paz em um condomínio.

 

Alpha Condomínios - Administradora de Condomínios 

Somos especialistas em gestão transparente e resolução de conflitos.

Atuamos em Ribeirão Preto e região e agora também em Pirassununga e região.

TAGS: #vizinho #vizinhochato #sociedade #condominio #brigadevizinho