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13/06/2017

7 dicas para evitar doenças respiratórias no inverno

O friozinho chegou e com ele podem vir gripes e resfriados. Saiba como evitar que isso aconteça.
Por Vivian Lapini

Quem mora em cidade muito quente, geralmente comemora a chegada do inverno. Entre junho e agosto, no sudeste do Brasil, a temperatura fica mais amena, os cardápios ficam mais calóricos e gostosos (com chocolate quente e foundue, por exemplo) e as vestimentas também mudam. Mas com o frio é mais comum surgirem problemas respiratórios, como gripes e resfriados.  Para evitar que isso aconteça, você pode tomar alguns cuidados:

1.    Beba bastante água: com a temperatura mais fresca, tendemos a tomar menos água, o que é um erro. É preciso hidratar-se bastante, pois a água auxilia na eliminação de impurezas e toxinas em nosso organismo.

2.    Aposte nas frutas cítricas: as frutas cítricas contém mais vitamina C, que ajuda nosso corpo no combate a essas doenças. Então, um suco de laranja pode ajudar bastante.

3.    Continue se exercitando:  é muito difícil sair da cama mais cedo, ainda mais no frio, para ir se exercitar, mas essa prática fortalece seu corpo e é muito importante que seja mantida no inverno.

4.    Areje os ambientes: sabe por que essa é a época de mais propagação de doenças respiratórias? Porque as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados, sem utilizar ar-condicionado ou ventilador. Isso facilita a propagação dos agentes causadores de doenças pelo ar.

5.    Umidifique: pode ser com um umidificador ou até mesmo com uma toalha molhada no quarto, nos dias secos. O vapor de água auxilia na limpeza das vias aéreas. É importante também limpar o nariz com soro fisiológico.

6.    Lave sempre as mãos: esse cuidado é necessário o ano todo, mas o simples fato de lavar as mãos evita muitas doenças, inclusive respiratórias, e isso deve ser feito várias vezes ao dia, especialmente antes das refeições.

7.    Durma bem: para um sistema imunológico fortalecido, a maior parte das pessoas precisa de 6 a 8 horas de sono por dia. Então, procure dormir o necessário para que o seu corpo possa se recuperar durante a noite.

 

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