Depressão em tempos de quarentena
Quem está cumprindo à risca a quarentena, provavelmente já se confundiu várias vezes com relação ao dia da semana em que estamos. Também pode estar comendo demais ou sem vontade de fazer nada. Pode ser que às vezes bate aquela angústia no fim da tarde, em mais um dia igual a todos os outros. Isso é um sinal de alerta para que sua mente não adoeça, trazendo problemas mais graves como a depressão.
Para driblar a tristeza, é importante tomar alguns cuidados:
1. Movimente-se: os exercícios físicos garantem a liberação dos hormônios que produzem felicidade, relaxamento e bem estar. 20 minutos de exercícios podem ser suficientes para manter uma sensação boa para o dia todo. Se você não tem uma esteira em casa, vale colocar um vídeo no youtube, fazer uma aula de yoga (tem vários aplicativos com aula grátis, como o Daily Yoga) ou mesmo deitar no tapete para fazer alongamentos e abdominais.
2. Converse por vídeo chamadas com quem está longe: o próprio Whatsapp tem vídeo chamada, mas existem aplicativos específicos que também possuem essa função, como o skype, hangout ou zoom. Faça um happy hour, jogue conversa fora com aquelas amigas queridas, seja com um vinho, uma cerveja ou um milk shake, o importante é juntar a galera mesmo que virtualmente.
3. Ligue o som: coloque músicas que te façam bem, cante ou dance na sua sala. Isso vai elevar sua energia e fará você se sentir melhor e mais animado. Só não vale colocar aquelas músicas de sofrência que só fazem você ficar mais depressivo ainda.
4. Se arrume: ficar de pijama o dia todo, de cara lavada ou sem pentear o cabelo faz muito mal para sua auto estima e só te coloca mais para baixo. Vista-se de forma casual e use roupas que fazem você se sentir bem. Especialmente no caso das mulheres, um batom e um rímel podem fazer milagres em como você se sente em relação a si. Teste maquiagens e novas formas de se arrumar. Se arrume para você, porque você é a pessoa mais importante desse mundo.
5. Crie uma rotina: nós somos programados para a ansiedade. É um instinto natural, mas que precisa ser trabalhado. É preciso manter horários para levantar, se alimentar e dormir. Criar uma rotina, com tarefas que precisam ser executadas também ajuda muito a saber o que precisa ser feito. Priorize as mais urgentes e importantes e faça o restante conforme for sobrando tempo. Alguns aplicativos também podem te ajudar a organizar essa rotina, como o To Do, Notas ou Trello.
6. Medite: muitas pessoas não meditam pois afirmam que não sabem. Mas pode ser muito mais simples e fácil do que você pensa. O simples ato de estar no momento presente, prestando atenção na sua respiração, à temperatura do ar, do seu ambiente, os barulhos, no seu sentir, já fazem parte do mindfullness: a mente repleta do aqui e agora, onde a vida acontece, uma forma excelente de meditação que, comprovadamente, ajuda a combater a ansiedade e depressão.
7. Se precisar de alguém pra te ouvir, de forma sincera e anônima, ligue no CVV. O Centro de Valorização da Vida é um canal muito importante de apoio emocional e prevenção ao suicídio, que atua de forma totalmente gratuita 24 horas por dia. Muita gente não sabe, mas ao ligar no 188 você pode desabafar, conversar e ter alguém pra te ouvir, sempre que precisar garantindo total sigilo.
Cuide da sua mente e do seu corpo, não apenas em tempos de quarentena, mas sempre. Sua vida é o bem mais precioso que você possui.
Alpha Condomínios - Administradora de Condomínios em Ribeirão Preto