//Variedades
13/03/2017

Quando o aluguel compensa?

Muitas vezes alugar pode ser bem melhor do que financiar
Por Vivian Lapini

O sonho de todo brasileiro sempre foi a casa própria. Entretanto, muitas vezes essa não é a opção financeira mais rentável.

Viver pagando aluguel tem benefícios que devem ser levados em  conta.
A primeira e maior vantagem do aluguel é que você pode se mudar com facilidade. Muitas vezes você acaba mudando de emprego ou de local de trabalho, e aí a qualidade de vida é muito melhor quando se mora perto do trabalho. Isso significa mais economia de combustível, menos gastos com transporte e o mais importante de tudo, economia de tempo.

Outra vantagem é que se por ventura, você perder o emprego ou passar por dificuldades financeiras, você tem sempre a opção de buscar um local mais simples e barato pra viver.
Já em relação ao financiamento, você deve pensar que terá aquela dívida pelos próximos 30 anos. Quando você financia, é como se estivesse pagando um aluguel pro banco. A casa está no seu nome, mas ela ainda não é sua, pois pertence ao banco e só passará para sua propriedade completa quando você quitar toda sua dívida.
Outro ponto bastante importante é em relação ao juros. Nos primeiros anos, quase que o total da parcela que você paga de financiamento é de juros e muitas vezes não amortiza quase nada a dívida.

Além disso, quando você mora de aluguel, se você enjoar do imóvel, tiver um vizinho chato ou aumentar a família, você pode procurar outro imóvel e se mudar para um que lhe atenda em suas necessidades.
Assim, quando for optar entre financiar ou alugar, leve sempre em conta esses fatores: quanto tempo você pretende morar nesse lugar, em quanto tempo pretende quitar sua dívida, qual o plano B caso você perca o emprego. E não se esqueça: para ter independência financeira, independentemente se for alugar ou financiar, é importante sempre ter o dinheiro trabalhando para você, seja com um negócio próprio ou com boas aplicações.

 

TAGS: #condomínios #aluguel #financiamento #imóvel