Por que é tão ruim deixar de pagar o condomínio em dia
Em tempos de crise, desemprego e inflação, as contas ainda precisam ser pagas de alguma forma. Nesse cenário, as pessoas acabam priorizando contas básicas, como água, luz, telefone, entre outras e muitas vezes deixam de pagar o condomínio, por não considerar corretamente o ônus do não pagamento dessa conta.
Quando o morador deixa de pagar a taxa condominial, o condômino inadimplente acaba arcando com outras despesas, como multas, juros e até honorários advocatícios.
Além disso, ele pode perder o direito de reservar áreas comuns para seu uso, como salão de festas e churrasqueiras. Perde também o direito de votar em assembleias e decidir pelo futuro do condomínio, enquanto continuar inadimplente.
De acordo com a lei 13.105 de 16 de março de 2015, o débito condominial passou a ser um título extra-judicial, que pode ser executado diretamente por via judicial. Isso significa que, caso o condômino não pague a taxa de condomínio, ele pode ser intimado para pagar o débito em 3 dias, podendo até ter seu imóvel penhorado caso não o faça.
Assim, esse tipo de conta passa a ser tão imprescindível quanto uma conta de aluguel ou quanto as contas de consumo, sendo muito importante mantê-la em dia.
É importante lembrar que multas, juros e honorários estão previstos em convenção, não sendo permitido ao síndico ou administradora retirar esses valores. O que pode ser permitido em alguns casos é negociar as parcelas da dívida.
Alpha Condomínios - Administração de Condomínios em Ribeirão Preto, região e Pirassununga.