//Condomínios
20/03/2020

Como proteger meu condomínio do Coronavírus

Veja quais cuidados são fundamentais e saiba o que fazer se tiver alguém contaminado
Por Vivian Lapini Rocha

Estamos vivendo uma parte inédita na história, em que uma doença letal que não possui vacina ou remédios se espalha pelo planeta.

Os condomínios correm um risco maior, por conter locais de circulação de várias pessoas ao longo do dia.

Apesar de a ordem ser o isolamento, muitas pessoas ainda precisam trabalhar, sem mencionar os profissionais da saúde que são fundamentais para a cura de todo esse processo. E muitas dessas pessoas moram em condomínios e podem espalhar o coronavírus nas áreas comuns, sem nem manifestar os sintomas da doença. Então, o que fazer para evitar?

 Algumas medidas simples podem fazer toda a diferença:

1. Restrinja ou proíba o uso das áreas comuns: salão de festas, academia, piscina, salão de jogos, sauna, brinquedoteca, parquinho e outras áreas de lazer que o condomínio tiver. Isso evita que pessoas se cruzem no caminho, assim também como diminui a circulação de pessoas nas áreas comuns e elevadores, espalhando o vírus.

2. Reforce a limpeza: oriente os profissionais da limpeza a limparem pelo menos 5 vezes ao dia elevadores, maçanetas, interfones, portas, e outros locais que ficam nas áreas comuns que as pessoas costumam tocar, como botões de elevadores dos andares e corrimões de escadas. Além disso é importante deixar um kit limpeza nas portarias, para que cada porteiro possa limpar a área antes de sair ou ao chegar.

3. Espalhe difusores de álcool em gel: coloque principalmente próximo aos elevadores e em locais de maior circulação.

4. Coloque comunicados de cuidados básicos para prevenção: nos elevadores e locais de grade circulação, explicando para as pessoas não utilzarem as mãos ao tossir ou espirrar (dando preferência ao antebraço); utilizar mãos não dominantes para abrir e fechar portas e apertar botões; lavar bem as mãos e com maior frequencia; e utilizar sempre qu epossível o ácool em gel. 

5. Não chame prestadores de serviços: esse não é o momento para fazer orçamentos ou reparos em sua unidade. Utilize prestadores de serviços apenas em caso de extrema urgência.

6. Evite circular nas áreas comuns: quanto menos pessoas circulando menor o risco de contaminação. Circule apenas quando necessário.

7. Utilize o interfone no contato com a portaria: isso protege não só a todos do condomínio, mas também os porteiros e seus familiares.

8. Não receba visitas: nem de amigos ou familiares. A hora agora é de isolamento completo, para proteção de todos.

9. Crie grupos de solidariedade: quem puder se disponibilizar para ir ao mercado ou farmácia para os idosos, que são o maior grupo de risco, vai ajudar muito.

Em caso de alguma pessoa infectada pelo Coronavírus no seu condomínio, é importante não expor a pessoa ou número da casa/ apartamento a todos, mas sim, se solidarizar e evitar que essas pessoas circulem nas áreas comuns o máximo possível, se oferecendo para ir comprar remédios e mantimentos e deixando em frente a casa ou apto. da pessoa. Se alguém da sua família for diagnosticado clinicamente ou com teste confirmado, avise a administração do seu condomínio para que possam ajudá-los.

Se o medo é capaz de tudo isso, imagina o poder do amor e da solidariedade. Cada um fazendo a sua parte e agindo juntos, somos mais fortes.

 

Alpha Condomínios - administradora de condomínios em Ribeirão Preto e Pirassununga.

 

TAGS: #sindico #condominio #sindicoprofissional #administraçaodecondominios #alphacondominios #ribeiraopreto