//Condomínios
28/10/2020

Funcionários Próprios ou Empresa Terceirizada?

Saiba qual compensa mais para o condomínio
Por Vivian Lapini Rocha

Todo condomínio que precisa ter funcionários para limpeza, portaria ou até zeladoria fica sempre nesse impasse do que é mais vantajoso: se é contratar funcionários próprios ou se é terceirizar esses serviços.

Ter funcionários por empresa terceirizada é sempre, no primeiro momento, mais caro do que contratar funcionários próprios, por uma razão simples: a empresa terceirizada precisa lucrar, além do que custam seus funcionários.

Porém, apesar de inicialmente ser um serviço mais caro há também diversos benefícios como: não ter o ônus de funcionário afastado por motivo de saúde; não ter que fazer escala e programação de férias; não se preocupar com substituição imediata caso ocorra falta de alguém; poder trocar imediatamente qualquer funcionário que não esteja cumprindo suas tarefas de forma correta ou que não corresponda com as expectativas; e não ter que gastar com uniformes. 

Por outro lado, funcionários próprios além de serem mais baratos para o condomínio, acabam criando maior familiaridade com os moradores e síndico, justamente por conta da rotatividade que naturalmente é menor. Além disso, funcionários próprios geralmente se sentem mais próximos daquele condomínio, o que pode gerar maior qualidade nos serviços prestados, entretanto, isso não é uma regra.

É possível tabém adotar uma forma mista, em que parte dos funcionários são terceirizados (como os da portaria, por exemplo) e outra parte não (limpeza ou zeladoria). Vale lembrar que seja funcionário próprio ou terceirizado, sempre existe o risco trabalhista, que é aquele de o funcionário processar o condomínio. Mesmo que a empresa seja terceirizada, ainda assim o condomínio é co-responsável. Por isso, é importante verificar se a empresa terceirizada paga todos os benefícios e recolhe todos os impostos de forma correta.

Assim, cabe a cada síndico avaliar o que é prioridade para o seu condomínio, considerando essencialmente se é o custo (menor para funcionários próprios) ou a praticidade (maior em se tratando de empresa terceirzada).

Alpha Condomínios - Administradora de Condomínios em Ribeirão Preto, região e Pirassununga.

 

TAGS: #sindico #condominio #terceirizada #funcionarioproprio #limpeza #zelador #portaria #administradoradecondominios #alphacondominios #ribeiraopreto