Como manter as finanças do Condomínio em equilíbrio?
Por conta da pandemia, muitas pessoas tiveram suas cargas horárias reduzidas, perderam o emprego ou não podem abrir seus negócios, fazendo com que a inadimplência nos condomínios tenda a aumentar nos próximos meses.
Entretanto, a cota condominial ou taxa de condomínio, paga pelos moradores mensalmente, nada mais é do que os gastos do condomínio rateado para todas as unidades. Esse orçamento é feito anualmente e votado em assembleia, estimando os valores a serem pagos com funcionários, energia, água, contrato de elevadores (se houver), limpeza e manutenção de todas as áreas comuns. Ou seja, o orçamento não é feito para ter folga de caixa e quase todas as despesas dos condomínios são gastos essenciais.
Os gastos com as contas de consumo (água, energia, gás), com a maioria das pessoas em casa, aumentou, assim como os gastos com produtos de limpeza, visto que a higienização tem sido redobrada por conta da pandemia. Porém, alguns gastos podem ser diminuídos, como a limpeza de piscinas e manutenção de academias, que podem ser feitas com intervalos mais espaçados. Gastos com jardinagem, com a chegada do outono e mudança no clima, começam a ser menores também.
Com essas alterações nas despesas, o síndico precisa estar muito atento ao fluxo de caixa, para que o condomínio não fique no negativo. A conta precisa fechar: as despesas devem ser iguais ou menores do que as receitas. Caso ele perceba um aumento na inadimplência, ele pode contar com a administradora, para que o auxilie a fazer uma projeção de fluxo de caixa para os próximos meses, acompanhando ainda mais de perto e verificando caso a caso o que é possível ser feito.
Mas não há síndico e nem administradora que possa fazer milagres: se houver redução nas receitas, o condomínio não consegue honrar com seus compromissos e pagar suas contas em dia. Por isso que é preciso um acompanhamento de perto das despesas e das receitas, evitando ao máximo que a inadimplência ocorra.
Alpha Condomínios - Administradora de Condomínios em Ribeirão Preto.