//Condomínios
19/01/2021

Como funciona a previsão orçamentária de condomínio?

Entenda esse assunto tão discutido nessa época do ano.
Por Vivian Lapini Rocha

Início de ano e é hora de os condomínios apresentarem suas prestações de contas e ajustar o valor do condomínio (para mais ou para menos). Esse ajuste só é possível graças à previsão orçamentária. 

A previsão orçamentária é a soma de todos os possíveis gastos que o condomínio terá durante o ano, dividido pelos próximos 12 meses. Sendo assim, é incluído dentro desse cálculo todos os gastos com folha de pagamento ou terceirizadas, tarifas bancárias, salário do síndico, seguro, manutenções, limpeza de piscina, tarifas bancárias, administração e tudo o mais que o condomínio precisa pagar para que opere de forma correta.

A soma desse valor, dividido pelos 12 meses é rateado para as unidades do condomínio, por fração ideal, ou pelo número de unidades pagantes.

É preciso lembrar que, como o próprio nome diz, o que está previsto é o que possivelmente o condomínio irá gastar. Esse orçamento geralmente é baseado em gastos que o condomínio já possui, acrescido de possíveis reajustes. O realizado durante o ano não será identico ao previsto, já que muitas coisas acontecem cujos valores devem ser desembolsados mas não se suponha que tais eventos ocorreriam.

O orçamento serve para dar um norte para o síndico, pois caso ultrapasse o valor em um dos itens orçados, deve economizar no outro, ficando no final, dentro da soma do orçado.

 

Alpha Condomínios - Administradora de Condomínios em Ribeirão Preto, região e Pirassunga

TAGS: #sindico #condominio #sindicoprofissional #orçamento #previsaoorçamentaria #alphacondominios #administradoradecondominios #ribeiraopreto

RELACIONADAS

//Condomínios
19/09/2017
//Condomínios
25/08/2021
//Condomínios
10/11/2019