//Síndico
18/01/2019

7 dicas para lidar com a pressão de ser síndico

Preocupações, reclamações e críticas exigem uma paciência sobre humana.
Por Vivian Lapini

A vida de síndico não é fácil. Tem muita gente pra criticar e poucos para de fato ajudar ou trazer soluções. É o funcionário que está criando problemas, o vizinho reclamando do cachorro do outro, problemas de infiltração, a piscina que precisa de reforma, as finanças, enfim… muita coisa para esquentar a cabeça.

Além disso, o síndico tem vida pessoal. Muitos tem outra profissão, além de terem que enfrentar problemas com a família, as próprias finanças, colegas de trabalho entre outros.

Para facilitar a vida de síndico, algumas dicas podem ser essenciais:

  1. Tenha horário para atendimento presencial de moradores: isso evita com que o seu interfone fique tocando em horários que você separou para relaxar ou estar em casa com a família.
  2. Divulgue informações constantemente para os moradores: muitas vezes o trabalho do síndico não é visto pelas pessoas. Para isso é necessário divulgar o que está acontecendo no condomínio com avisos a cada 3 dias ou pelo menos uma vez por semana. Divulgue inclusive seus horários de atendimento constantemente.
  3. Tenha vários canais para a divulgação: não basta colocar os avisos apenas nos elevadores. É preciso utilizar todos os canais possíveis para alcançar o máximo de moradores: vale WhatsApp, e-mail, aviso em todos os locais na área comum, facebook ou outro fórum que o condomínio utilize para discussões.
  4. Saiba delegar: os conselheiros e subsíndicos existem para auxiliar o síndico com o trabalho pesado. Sendo assim, divida as tarefas e crie responsáveis por cada coisa. Pode deixar um responsável pela gestão de pessoas, outro pelo controle financeiro, outro por problemas de conflitos internos com os moradores.
  5. Faça reuniões periódicas: pode ser a cada 15 dias ou uma vez por mês. Essas reuniões devem ser feitas apenas com a equipe de conselheiros e subsídios criada pelo síndico, para procurar alternativas e soluções.
  6. Saiba quando ficar online e offline: se você passou seu contato para os moradores, deve atende-los nos horários estabelecidos. Para os outros, fique offline, assim as pessoas acostumam que você não precisa ficas 24 horas disponível.
  7. Cuide da sua mente: você é uma pessoa que precisa estar em equilíbrio, e o trabalho de síndico desestabiliza qualquer ser humano. Então, para manter a mente mais tranquila, procure fazer exercícios, meditar, praticar mildfulness ou alguma atividade que te faça esquecer que é síndico por algum tempo. 
TAGS: #sindico #administradora #condominio #gestao #empresa #estresse #pressao