Alpha condomínios

A Teoria dos Jogos e o Convívio em Condomínio

Veja como a teoria vencedora de um Nobel pode ser aplicada em seu Condomínio

Em: 04/09/2016
A Teoria dos Jogos e o Convívio em Condomínio

 

A teoria dos jogos é uma área da matemática que estuda a interação de indivíduos, moldada em decisões estratégicas para aumentar seu ganho. Um dos estudiosos dessa área, John Forbes Nash, famoso por sua descoberta mais conhecida como Equilíbrio de Nash, foi retratado no filme “Uma Mente Brilhante”. Em poucas palavras, a teoria dos jogos afirma que o ganho é maior quando existe a cooperação ao invés da competição. É muito melhor para a sociedade quando todos saem ganhando ao invés de apenas um indivíduo.


Podemos verificar isso no reino animal, quando observamos que, aqueles indivíduos que agem em grupos, como manadas ou cardumes, por exemplo, tem maior chance de sobrevivência do que se estivessem agindo sozinhos. Ou até mesmo, podemos observar o exemplo de sociedades como abelhas ou formigas.


Quando tratamos de sociedade humana, não é muito diferente. O homem percebeu que o ganho em produtividade era muito maior quando a vida passou a ser em sociedade. Após isso tivemos todo um processo que desencadeou na vida nas grandes cidades.


Com a violência da vida urbana e a facilidade de alguns serviços a serem divididos, hoje é muito comum que as pessoas prefiram morar em condomínio.
A vida dentro de um condomínio fechado costuma ser bem diferente da vida lá fora. As crianças podem brincar na rua ou na área comum livremente, os vizinhos fazem churrasco junto aos domingos ou sentam na calçada para conversarem quando começa a anoitecer. Entretanto, aqui a teoria dos jogos também se aplica.


Se eu não respeitar meu vizinho, não estarei contribuindo para a melhora da vida em conjunto. Se cada um não levar seu lixo até a lixeira, o trabalho dos funcionários será maior, o que custará mais para todos os condôminos. Se cada um não zela pelo patrimônio do condomínio, todos terão que pagar.


Dessa forma, a teoria dos jogos, esse conceito matemático tão discutido atualmente por economistas, matemáticos, biólogos e até geneticistas, vem bater à nossa porta mostrando que quando cada um dentro do condomínio faz a sua parte, todos tem a ganhar. Assim, fica a ideia de criarmos alternativas, para benefício de todos, como reduzir o consumo de água, energia elétrica, reciclar o lixo e respeitar as normas internas.

    Tags:
  • #teoria
  • #dos
  • #jogos
  • #nobel
  • #condomínio
  • #convivência
Todos os direitos reservados  |  Site desenvolvido por Daksa