//Condomínios
03/12/2019

Seu condomínio está mesmo seguro?

A segurança evoluiu muito com a tecnologia, entretanto os condomínios tem sido alvo de furtos e roubos
Por Vivian Lapini

Muitas pessoas preferem morar em condomínio devido a sensação de segurança que este proporciona. A portaria 24 horas, concertina, sistema integrado de câmeras, acesso por meio de gaiolas, muitas vezes deixam os moradores tranquilos e despreocupados com estranhos podendo invadir seus lares.

Todavia, muito se tem visto nos noticiários sobre furtos e roubos em condomínios, especialmente aqueles causados por menores visto que a lei acaba sendo mais branda para eles.

Muitas vezes, os criminosos se utilizam de argumentação, boa aparência e bons modos para ludibriar os porteiros ou segurança. Os principais incidentes ocorrem por pessoas aparentemente conhecidas do condomínio ou de moradores, supostos entregadores ou por distração dos porteiros. Para que esse tipo de situação não aconteça, é preciso criar regras, para que, aliado à tecnologia, as pessoas apenas consigam adentrar no condomínio de forma identificada (com foto), cadastro e biometria.

Um outro risco grande na segurança está no acesso pelas garagens. Se o condomínio não possui sistemas de gaiolas, a automação do portão é lenta ou ainda se não há câmeras nas garagens e nos portões de entrada e saída, há grandes chances de que criminosos se utilizem desse ponto fraco para adentrar nas unidades.

É preciso ressaltar que o investimento em tecnologia em segurança nos condomínios é muito importante, no entanto, de nada adianta altos gastos com tecnologia de ponta se os funcionários e moradores não forem treinados para situações de prevenção e emergências. É preciso priorizar esse tipo de treinamento, assim como é priorizado os treinamentos de brigada de incêndio.

 

Alpha Condomínios - Administradora de Condomínios em Ribeirão Preto e Pirassununga

 

TAGS: #condominio #segurança #segurançaemcondominio #sindico #sindicoprofissional