Consumo consciente
Um dos efeitos colaterais da pandemia foi o aumento do lixo, que pode chegar a cerca de 25%. O consumo de forma desenfreada e produtos que duram cada vez menos tem contribuído para a degradação do nosso planeta.
O lixo que geramos e não reciclamos, especialmente o lixo orgânico, é extremamente tóxico. Nos aterros, ele emite gases que causam o efeito estufa, além de produzir chorume, uma substância tóxica que contamina o solo e os lençóis freáticos. O grande problema é que não existe "jogar o lixo fora". Ele sempre vai para algum lugar e está destruindo o meio-ambiente.
Porém, reduzir o consumo é sempre possível, sendo um dos fatores que mais contribui para a diminuição do lixo. Para isso, é preciso:
1. Planejar as refeições com antecedência, de forma que não se compre alimentos que possam estragar na geladeira;
2. Consertar ao invés de descartar: seja um aparelho eletrônico, uma roupa, ou qualquer outro tipo de objeto;
3. Comprar somente o essencial: e isso vale para tudo, itens de vestuário, alimentos, etc;
4. Ao comprar opte sempre por embalagens recicláveis e embalagens que funcionam como refis;
5. Comprar itens usados também é uma forma de ajudar o meio ambiente e economizar.
Outro ponto muito importante é sempre separar o lixo antes de descartar. A simples separação entre recicláveis e orgânicos contribui de forma significativa para redução do lixo. Pensando de forma individual, parece uma ação sem muitos efeitos, perante todas as pessoas que desperdiçam e estão criando mais e mais lixo. Mas coloque em outra perspectiva: se todas as pessoas no seu condomínio, por exemplo, fizesse esse tipo de ação, imagina quantas toneladas de lixo podem ser evitadas em um ano?
Alpha Condomínios - Administradora de Condomínios em Ribeirão Preto, região e Pirassununga.