Briga de vizinhos aumenta na quarentena
A quarentena chegou e fez os síndicos trabalharem dobrado. O fato é que com tantos moradores em seus apartamentos e casas, a convivência se tornou mais próxima, o que tem aumentado as reclamações especialmente com relação aos barulhos.
Com o início das lives de cantores e o isolamento social, as pessoas têm colocado suas alegrias e cantorias para fora dentro de casa, afinal não há mais outro lugar para fazer isso. No entanto, muitos moradores acostumados com o silêncio das residências vazias têm reclamado de seus vizinhos, agora constantemente em casa. Enquanto isso, o interfone dos síndicos não para de tocar, fazendo com que estes fiquem no meio desse fogo cruzado: por um lado deve prevalecer a lei do silêncio e o sossego deve ser preservado em todos os horários. Por outro, moradores isolados em suas unidades, sem poder sair e se divertir, fazendo mais barulho do que o de costume.
É muito importante lembrar que as pessoas também estão com as crianças presas dentro de casa há mais de um mês, sem gastar energia na escola e o lazer só pode ser feito dentro de cada unidade. No entanto, é preciso lembrar também que o condomínio é uma comunidade, em que deve prevalecer o bem de todos. Então, como proceder?
Primeiro é preciso conscientizar os moradores. A comunicação nessa época deve ser constante e é fundamental. É preciso conscientizar tanto os barulhentos, que acabam exagerando com o som alto e talentos reprimidos sendo expostos, quanto com os intolerantes, que não podem ouvir nem o caminhar do vizinho de cima.
A comunicação pode ser feita por meio de avisos nos elevadores, e-mail e WhatsApp do condomínio, conscientizando ambos os lados.
Outra forma, é por meio da criatividade com interações entre vizinhos de forma não presencial. Dá pra fazer uma campanha, em que cada morador coloca no grupo do condomínio do WhatsApp o que mais gosta no seu vizinho, ou então cita um gesto de gentileza que já recebeu de vizinhos no condomínio. Esse tipo de ação faz com que as pessoas parem de focar no negativo e comecem a ver as coisas boas que estão ao redor.
O síndico também deve ter bom senso quando recebe a reclamção, devendo apurar o horário, intensidade do som e a causa do barulho. Se de fato for algo exagerado e que incomoda, é preciso advertir os moradores da unidade e multar em caso de reincidência. Entretanto, se o exagero for por parte do reclamante, de pessoas que não toleram conviver com seus vizinhos, é preciso muita paciência e conversa, tentando mostrar o outro lado da situação.
Muitas vezes, os vizinhos reclamam de barulhos do cotidiano, como crianças brincando, moradores andando em seus apartamentos, barulhos normais do dia a dia. Nesse caso, é pedir bom senso mesmo a quem reclama. Já se o barulho for por conta de som alto, barulho de furadeira (por exemplo) e depois das 22 horas, deve prevalecer o que está na convenção do condomínio.
Com empatia, é sempre possível uma conviência harmoniosa.
Alpha Condomínios - Administradora de Condomínios em Ribeirão Preto