//Condomínios
11/11/2020

5 Dicas para que seu condomínio fique mais seguro

Portaria e moradores devem trabalhar em conjunto para a proteção do condomínio
Por Vivian Lapini

No Brasil, infelizmente, a questão da segurança é sempre uma preocupação. Muitas pessoas preferem morar em condomínios justamente por se sentirem mais protegidas. Porém, os condomínios não estão blindados contra assaltos e roubos. É preciso tomar alguns cuidados:

1. A portaria só deve permitir a entrada de terceiros apenas com autorização expressa de algum morador. Nas entregas de encomendas, o morador deve ser avisado para retirá-las. Nunca deve-se analisar as pessoas pela aparência, pois pessoas bem vestidas e simpáticas também podem ser assaltantes.

2. É importante que tanto o condomínio quanto os moradores, ao contratar um prestador de serviço, solicitem à empresa o nome de todos que fazem parte da equipe e que precisarão ir até o local. Para a contratação de funcionários, é imprescindível exigir documentação e referência, verificando a veracidade das informações.

3. Todos devem ser discretos quanto aos horários do condomínio (de entrada e saída de funcionários, por exemplo), assim como aos hábitos (exemplo: piscineiro vai todas as terças e o jardineiro todo dia 10). Saber sobre a rotina do condomínio pode deixar todos vulneráveis.

4. A atenção nos entornos do condomínio deve ser constante. Por isso, devem ser evitadas aglomerações e conversas desnecessárias nesse local.

5. Nas horas de limpeza das áreas externas e recolhimento do lixo, as portas e portões do condomínio devem permanecer fechadas. A portaria deve estar atenta também na entrada e saída de veículos da garagem. Caso não haja câmera, é preciso anotar as placas.

A tecnologia pode ser também uma grande aliada. Câmeras de segurança, sensores de movimento, portaria bem treinada e moradores colaborando, garantem a proteção de todos os moradores do condomínio.

Alpha Condomínios - Administradora de Condomínios em Ribeirão Preto, região e Pirassununga.

 

 

TAGS: #segurança #condomínio #síndico #síndicoporfissional #administradoradecondominios #alphacondominios #ribeiraopreto