//Condomínios
16/09/2020

Bom Senso

Entenda como esse ingrediente é essencial para quem mora em condomínio
Por Vivian Lapini Rocha

Morar tão perto, com tanta gente diferente sob o mesmo teto, o mesmo orçamento e as mesmas regras pode ser a causa de muitos conflitos e dores de cabeça.

Morar em condomínio tem muitas vantagens, como maior conforto e segurança. No entanto, o que tira mesmo o sossego dos moradores é a falta de bom-senso de alguns. Pode ter certeza que, em 100% dos condomínios há pelo menos 1 morador que não respeita os demais e que não possui nenhum bom-senso.

É aquele morador que fica um tempão segurando o elevador e esquece que tem outras pessoas que podem estar atrasadas no andar de cima. É também aquela sua vizinha que insiste em andar de salto alto dentro de seu apartamento por horas e esquece que tem gente trabalhando no andar de baixo. Pode ser aquele outro vizinho sem noção que acha que todo mundo ama ouvir os sucessos do sertanejo universitário que até hoje não se formou. Ás vezes, é aquele que interfona pra casa do síndico, em horários fora de seu atendimento, reclamando do bebê da vizinha que não para de chorar porque está com cólica. Ou mesmo aquele outro morador que sempre liga sua máquina de lavar roupas barulhenta às 23 horas da noite.

Morar em condomínio exige uma empatia extrema por parte de todos. É o tempo todo ficar se perguntando: será que eu não estou incomodando? Será que essa minha atitude é respeitosa? É pensar que suas tarefas interferem na vida do outro, entendendo que deixar seu cachorro o dia todo sozinho faz com que ele fique latindo, chorando e atrapalhando outros vizinhos. É pedir para suas crianças deixarem a correria pra fazer lá fora, porque morar em sociedade é sempre respeitar os demais.

Porém, as pessoas se esquecem que moram em comunidade e, o que é bom para mim, pode não ser para o outro. Por isso que existe o regulamento interno. Desse modo, é necessário que o síndico aplique advertência e multas quando as normas não são cumpridas. Além disso, para alertar com frequencia aqueles sem bom senso, é necessária comunicação constante, seja nos elevadores, por e-mail ou no grupo de WhatsApp do condomínio.

 

Alpha Condomínios - Administradora de Condomínios em Ribeirão Preto, região e Pirassununga.

 

 

TAGS: #sindico #condomínio #bomsenso #administradoradecondominios #ribeiraopreto #alphacondominios #sindico #sindicoprofissional