//Condomínios
15/03/2017

Convenção e Regimento Interno

Atualizá-los ou não?
Por Airton Gomes

Dizem que o povo brasileiro tem o costume de reclamar muito e de tudo e algumas vezes acredito que esta afirmação seja bastante verdadeira.
Reclamamos dos políticos, do nosso chefe, das multas de trânsito, dos professores dos nossos filhos, da falta de estacionamento no centro da cidade, do tempo que os filhos passam no celular, etc, etc, etc.
Quem mora em condomínio também faz muitas reclamações: barulho do vizinho do andar de cima, aquele cachorro que late o dia inteiro, o elevador sempre quebrado, a limpeza dos andares e do hall de entrada, o zelador que nunca esta disponível quando você precisa, o síndico que toma decisões arbitrárias, etc, etc, etc.
Você já se perguntou o que pode ser feito para melhorar a sua vida no seu condomínio?
Bom, antes de mais nada, “bom senso” e “muito diálogo”, mas tem dois documentos que podem ajudar muito estas mudanças, que são a CONVENÇÃO e o REGIMENTO INTERNO.
Você já leu estes documentos de seu condomínio ? Eles estão atualizados com as mudanças do código civil e com a realidade atual ? Eles tem regulamentado todas as situações que você acha que é o melhor para uma convivência entre os moradores ?
Estão estabelecidas (entre outras) as regras de uso das partes comuns e de lazer (piscinas, playgrounds), horário de silêncio, realização de mudanças, obras e reformas, convívio com animais, penalidades e regras sobre aplicação de multas, etc ?.
Se você acha que sim, então é só cobrar do Síndico o cumprimento das regras lá estabelecidas, caso contrário, você deve começar a exigir esta atualização de condutas e procedimentos para que a vida em grupo possa ser mais harmoniosa e prazerosa.
Começe por uma conversa com o Síndico que é o melhor caminho e, se ele não se mostrar receptivo, organize algumas reuniões e exponha toda a situação e ganhe adeptos para juntos promover todas as mudanças necessárias que você, sua família e seus vizinhos merecem.
"Cuidar dos interesses dos nossos vizinhos é essencialmente cuidar do nosso próprio futuro" - Dalai Lama.

 

TAGS: #condomínios #convenção #regimentointerno #normas