E quando o cheiro do vizinho incomoda?
Final de semana e a gente começa a sentir aquele cheiro maravilhoso de churrasco na casa do vizinho ao lado que chega a dar água na boca. Ou então fim de tarde, e o cheirinho de café e bolo quentinho da vizinha de baixo sobe no nosso apartamento. Morar em condomínio faz a gente muitas vezes passar inveja com o cheirinho bom de comida que vem das unidades ao lado. Mas pode acontecer muitas vezes o oposto: o cheiro passa a incomodar. O que fazer nesse caso?
Precisamos lembrar que cheiro deve ser tratado igual ao barulho: se incomoda é preciso tomar providências. Cheiros agradáveis, como de comida ou amaciante das roupas recém lavadas, por exemplo, não costumam incomodar. É igual quando o vizinho tem o mesmo gosto musical que o seu e você até gosta da playlist dele. No entanto, pode acontecer de o vizinho não higienizar corretamente a sua unidade e o odor ruim incomodar, especialmente em casos de dejetos de animais de estimação que não são limpos com frequência.
Outro caso de odor que costuma incomodar é quando o vizinho é fumante. As pessoas podem sim fumar em suas unidades, mas desde que o cheiro não incomode os outros. É igual ao barulho, você pode ouvir uma música, mas não pode incomodar os vizinhos com o seu som.
Nesses casos, a unidade deve ser notificada. Caso não sejam tomadas providências ou o problema volte a ocorrer é preciso que uma multa seja aplicada.
Para morar em condomínio, devemos sempre lembrar que o sossego dos demais deve sempre prevalecer. Sendo assim, é necessário atenção ao que eu faço em minha unidade para que não incomode os meus vizinhos.
Alpha Condomínios - Administradora de Condomínios em Ribeirão Preto, região e Pirassununga