//Condomínios
20/10/2021

Como lidar com as crianças em Condomínio

Saiba o que fazer se os pequenos estiverem incomodando
Por Vivian Lapini Rocha

Condomínio é um lugar que muitas vezes é feito para crianças. Quem tem filhos sente a segurança que os pequenos tem em brincar nas áreas comuns e a possibilidade de fazer amigos que moram literalmente ao lado de casa.

No entanto, muitos vizinhos podem se incomodar com a algazarra e correria dos pequenos. O que fazer nesse caso?

Antes de mais nada, é preciso entender que criança tem que ser criança. Isso significa que criança grita, pula, corre, brinca e é intensa em tudo que faz. Esse é o comportamento que deve ser esperado. Os adultos precisam ter empatia e entender que eles também já tiveram sua fase infantil e que a infância passa muito rápido, é a melhor fase da vida e nunca mais volta. 

Outro ponto em que também é preciso empatia é com relação às crianças menores e bebês. Crianças pequenas choram muito e, acredite, os pais se incomodam muito mais do que os vizinhos. É necessário compreender que é uma fase que passa.

Mas qual o ponto quando de fato os pequenos extrapolam? Primeiro que as crianças sempre tem que estar sendo supervisionadas. Criança nunca deve ser deixada sem um adulto, seja em casa ou nas áreas comuns. Se não tem nenhum adulto por perto, já é um sinal de alerta e é preciso avisar o síndico. Em seguida, avalie se o problema ocorre com freqûencia e como isso te atrapalha. Às vezes você trabalha em home office e realmente necessita de concentração. Nesse caso, converse com os pais da criança, de uma forma empática.  Eles podem, por exemplo, levá-las nesse horário para brincar em uma área comum, ou pensar em um outro tipo de atividade que não te atrapalhe tanto. O segredo é conversar de forma amistosa, tentando encontrar uma solução em conjunto.

Vale ressaltar que nas áreas comuns, tanto os pequenos quanto os adultos precisam se adequar às regras, sempre com bom senso. Sendo assim, os pais precisam ensinar seus filhos a respeitarem os bens comuns e, caso isso não aconteça, é preciso alertar à administração para que sejam tomadas providências.

Lembre-se sempre que crianças devem ser tratadas com carinho e respeito, acima de tudo. Afinal, ali também é a casa delas.

 

Alpha Condomínios - Administradora de Condomínios em Ribeirão Preto, região e Pirassununga

 

 

TAGS: #sindico #condominio #crianças #sindicoprofissional #administradoradecondominios #alphacondominios #ribeiraopreto