Porteiro dormindo no condomínio. O que fazer?
Você chega as 4 da manhã da balada e, na hora de entrar no seu prédio, percebe que seu porteiro está dormindo. Você fica enfurecido, tira uma foto dele dormindo e coloca no grupo de whatsapp do condomínio, ou interfona de madrugada para o síndico. Nenhuma dessas opções vai ajudar, podendo até gerar mais prejuízos ainda.
Porteiro dormindo é coisa séria, coloca em risco a segurança de um monte de família. Mas afinal, de quem é a culpa? Do porteiro ou do síndico? É aí que está o problema: todos sempre querem encontrar um culpado ao invés de achar uma solução.
O porteiro é responsável sim pelo seu trabalho e deve ser advertido verbalmente e por escrito nesses casos. Entretanto, pode ser que trabalhe em mais de um emprego, com filhos pra sustentar e contas pra pagar e dormir no trabalho é um erro que pode acabar acontecendo.
Já o síndico do seu prédio não é onisciente e muito menos onipresente para estar a par de todo esse cenário. Ele deve fazer o melhor que pode, dentro do possível e não dá pra ficar mandando funcionário embora, mesmo porque o novo funcionário pode passar pelo mesmo problema.
Então, como resolver isso?
Primeiro ponto é conversar com o porteiro e entender mais da vida dele. O que aconteceu, se ele está passando por algum problema. Se colocar no lugar da pessoa é fundamental para avaliar necessidades de mudanças na escala e horários, mesmo que seja temporariamente.
Também é preciso utilizar as ferramentas necessárias. O porteiro, além de monitorar, precisa ser monitorado. Todo mundo trabalha melhor quando sabe que está sendo vigiado.
Hoje existem aplicativos que emitem alertas periodicamente para evitar que o porteiro durma, em que ele tem que “mostrar” pro aplicativo que está acordado. Esses aplicativos emitem relatórios que podem ser enviados para o síndico.
Além disso é preciso motivar os funcionários do condomínio com frequencia, e não apenas uma vez por ano. Funcionários motivados trabalham melhor, entendem a importância de sua função e são mais eficientes.
Outro aspecto importante é em relação à capacitação e treinamento. Não é porque o porteiro tem curso de portaria que ele não precisa de atualização profissional. Os funcionários do condomínio devem ser treinados periodicamente, o que os matém atualizados e também motivados.
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