//Síndico
02/05/2017

Síndico: como facilitar a gestão do condomínio

saiba como tornar sua gestão mais democrática
Por Airton Gomes

Não quero aqui ser repetitivo quanto a forma de administrar de um SÍNDICO, em que temos diversos artigos e matérias excelentes que falam sobre o assunto, mas eu fico sabendo de muitos erros diariamente que muitos deles cometem e que merecem ser direcionados para rumos melhores.
Ao administrar, deve ser levado em conta o que a maioria quer fazer e não o que você acha que é melhor fazer para a maioria.
Sei que muitas vezes ficar perguntando para todos dá um grande trabalho e algumas vezes é difícil se chegar a uma decisão, sendo em alguns casos, decidir por todos se fixa como a melhor alternativa.
Em alguns casos deve ser assim, mas não deve ser rotina para quem administra a vida de muitas pessoas e se sentir no direito de propor melhorias para o condomínio também não é errado, porém não deve fazer parte da rotina.
Mude seus hábitos de administrar, pense, invente e faça uma administração diferente.
Começe por montar um cadastro de todos os proprietários e moradores, onde você pode criar um formulário com diversas informações que podem apontar para um grande banco de dados que possa te auxiliar em muitas tomadas de decisões (Existem softwares muito baratos que podem te auxiliar nesta situação, onde você pode fornecer senha para o condomíno fazer a atualização que ele achar necessário).
Envolva os condôminos nos afazeres do condomínio, criando equipes para diversas situações (elevadores, limpeza do condomínio, jardinagem, portaria, área de lazer, etc) e faça reuniões regulares para ouvir as sugestões.
Envie e-mails e wathsapp quando tiver que dar algum recado tais como: funcionário FULANO DE TAL estará afastado de suas funções por motivos de saúde, o elevador do bloco X estará passando por manutenção no período da manhã do dia 00/00/2017, a companhia de energia informa que faltará energia no próximo dia 00/00/2017 a partir das XX horas, etc.
Com estas atitudes, você fica mais perto dos moradores e de seus problemas/soluções, garantindo assim uma administração mais saudável e tranquila, fazendo com que todos possam falar e serem ouvidos e você ser respeitado.

 

TAGS: #síndico #gestão #administração #condomínios