4 Principais tipos de Corrupção em Condomínios
Como um câncer em nossa sociedade, a corrupção não está apenas na política como imaginamos, mas em todo lugar. Inclusive, pode estar onde você mora: no seu condomínio. Pode ser praticada por síndicos, conselheiros, administradoras e inclusive funcionários. Veja abaixo os tipos de corrupção que podem estar no seu condomínio e como evitá-las:
1. “Comissão” de fornecedores: uma prática ilegal, porém muito comum ocorre quando fornecedores que vendem serviços para os condomínios pagam uma “comissão” para quem o contratou ou indicou: pode ser para o síndico, zelador ou administradora e na forma de dinheiro em espécie, serviço ou produto. O correto seria que esse valor fosse dado de desconto ao valor total para o condomínio, beneficiando assim todos os condôminos. Para evitar esse tipo de corrupção, é preciso que todos os moradores tenham acesso à cotações , especialmente de grandes valores, para que de fato ganhe a que possui menor preço e não aquela que trouxe melhores benefícios para terceiros.
2. Compras para uso pessoal: muitas vezes, em meio a tantas despesas comuns de cada condomínio, o síndico ou qualquer um que tenha acesso à conta do condomínio, pode fazer compras para uso pessoal. Para que isso não ocorra, é necessário que todas as notas fiscais estejam disponíveis para análise dos moradores, além de um conselho atuante, que fiscalize os gastos.
3. Desvio de dinheiro: nessa forma de corrupção, seja por meio de cheque, saque ou transferência, alguém que tenha acesso à conta do condomínio pode retirar o dinheiro destinado às despesas mensais, desviando para uso pessoal. Nesse caso, é possível detectar a fraude analisando o extrato em confronto com as despesas e notas fiscais. Um conselho fiscal atuante e um bom sistema que disponibilize extrato e nostas fiscais também consegue fiscalizar esse tipo de desvio.
4. Superfaturamento de Serviços: muito parecido com o que aconteceu no escândalo da Petrobrás, o superfaturamento de serviços acontece sempre que uma obra possui um valor de mercado bem menor do que o valor contratado pelo síndico. Para que isso não aconteça, também é necessário que todos tenham acesso às cotações, especialmente as que envolvem maiores valores, e que qualquer fornecedor possa participar das cotações. Isso evita com que obras, aquisições ou serviços estejam além dos valores praticados pelo mercado.
A Alpha Condomínios possui um sistema que prioriza a transparência nas prestações de contas e cotações, dando acesso a todos os moradores às notas fiscais, boletos e comprovantes de pagamento em tempo real, para que todos possam fiscalizar as contas e a gestão do condomínio. O acesso pode ser feito em qualquer lugar, seja por meio do seu computador, tablet ou smartphone.
Alpha Condomínios - Administradora de Condomínios em Ribeirão Preto, região e Pirassununga