//Variedades
18/05/2017

Corrupção: ela pode estar mais perto do que você imagina

Será que é o seu caso?
Por Vivian Lapini

Não, não me refiro apenas ao síndico do seu condomínio que pode ser corrupto. Também não me refiro ao zelador que pode ganhar comissões quando compra algum produto de limpeza para o seu prédio. Pode estar ainda mais perto. Pode estar mais perto do que a faxineira da sua casa que pode levar um pouquinho de produto de limpeza que sobrou, sem pedir.


Sabe quando seu filho cola na prova, porque não estudou? Então, isso é corrupção. Só que ela pode estar mais perto do que na sua casa. Pode estar em você.
Lembra aquele dia que a moça do supermercado te deu o troco a mais? Ou lembra aquele dia que você comprou 10 garrafas de cerveja, mas, por engano, o atendente te deu uma garrafa a mais e que você não a devolveu? Pois é, a corrupção pode estar em você.


Quando você compra o CD pirata, quando não devolve o troco, quando usa o wi-fi do vizinho, quando fura a fila, quando recebe um valor a maior no seu salário que te foi depositado por engano. Isso tudo é corrupção.  E sim, é grave. Tão grave quanto roubar os milhões que os políticos considerados por você tão sujos roubam.
Sabe por que é tão grave? Porque não existe um ponto bom de corrupção e um ponto ruim. Corrupção é sempre corrupção. Não existe verdade relativa. Ou é verdade ou é mentira. E é grave também porque isso é a cultura brasileira. Todos nós criamos isso, achando normal esses “pequenos delitos” ou “pequenos jeitinhos” que nós brasileiros somos tão criativos para nos virar e para se dar bem.


Pense nisso.

 

TAGS: #corrupção #brasil

RELACIONADAS

//Variedades
16/07/2018
//Variedades
22/02/2017
//Variedades
13/12/2019