//Condomínios
06/09/2019

Como ajudar na administração do seu condomínio?

Envolva-se para fazer a diferença aonde você mora.
Por Vivian Lapini

Não é necessário ser síndico ou conselheiro para auxiliar a administração do seu condomínio. Aliás, todo morador deveria fazer esse papel, afinal, o condomínio é de todos e o dinheiro investido ali também.  

Para ajudar na administração, primeiro é preciso se envolver. Entender como funcionam os processos, quem é a  administradora, como o síndico e o conselho atuam. O síndico é o responsável legal pelo condomínio e cabe a ele as tomadas de decisões. É como se ele fosse o prefeito, e seu papel é representar a vontade da maioria. Já o conselho é responsável por fiscalizar as prestações de contas e dar suporte ao síndico.

O morador que tem interesse em auxiliar o condomínio, deve entender como funciona seu fluxo de caixa e cabe a ele também fiscalizar as cotações e as pastas com prestações de contas.

Mas o mais importante de tudo é auxiliar com soluções e não apenas apontando problemas. Os síndicos são bombardeados todos os dias por problemas de todos os tipos, como  brigas de vizinhos, mau comportamento de funcionários, atrasos de prestação de serviços de fornecedores, entre inúmeros outros. Então, não adianta ser mais um a trazer problemas que você observa todos os dias, mas sim, procurar soluções para resolver e tornar a vida de todos mais eficiente e fácil.

Ao se deparar com um problema, antes de avisar o responsável, é preciso analisar a situação procurando entender todas as partes envolvidas. Feito isso, tente verificar possíveis soluções, enumerando os prós e contras de cada um.

Outra forma de ajudar na gestão é com ideias que envolvam os outros moradores no dia a dia do condomínio. E aí, o céu é o limite. Pode ser desde eventos como festas juninas até projetos de reciclagem.  Condomínios com moradores engajados certamente fazem o lugar mais gostoso de se conviver e pode até valorizar o imóvel.

Alpha Condomínios - Administradora de Condomínios em Ribeirão Preto e Pirassununga

TAGS: #gestão #administração #condomínios #síndico #morador #diferença #envolvase #alphacondominios #transparencia