//Condomínios
03/08/2017

Como o Facebook pode ajudar na gestão do seu condomínio?

Ele pode ser um grande aliado e ajudar a trazer melhorias significativas
Por Vivian Lapini

Na era da tecnologia e da informação, as pessoas vivem conectadas. Tudo é postado nas redes sociais. O Facebook, uma das redes mais conhecidas, pode ser um grande aliado na gestão do condomínio.

Por meio de um grupo fechado, é possível envolver os moradores, coletando opiniões, solicitações e o mais importante: soluções de problemas.

Dessa forma, é necessário que o moderador da página, de preferência o síndico, tenha boa capacidade de liderança para saber conduzir de forma objetiva e respeitosa as discussões. Para isso, é importante seguir essas dicas:

1.    Crie regras e fixe-as no topo da página: nas regras é importante colocar de forma clara  qual o propósito da página. Também é válido frisar o que não será tolerado (palavrões, xingamentos, reclamação citando nome de vizinhos, por exemplo).

2.    Exclua quem não respeita as regras: mas cuidado, você precisa avisar a pessoa antes que as regras devem ser seguidas e, se esta continuar repetindo o mau comportamento, aí sim, será excluída.

3.    Crie eventos: pode ser um campeonato de futebol, truco, xadrez ou até mesmo um baile para integrar todos os moradores. Isso aproxima as pessoas e une os condôminos.

4.    Peça opinião: sempre que surgir alguma reclamação de determinado assunto ou solicitação de alguma reforma, melhoria ou mudança de norma no condomínio peça opinião na rede social, que irá confirmar se o que você ouviu é um caso isolado ou se de fato a maioria gostaria de alguma mudança.

5.   Aprove  as mensagens: se você não quer ninguém escrevendo besteiras, você pode configurar para que todas as postagens passem antes pela aprovação de moderação, isso evita ter surpresas desagradáveis publicadas na página.

6.    Permita posts anônimos: muitas vezes as pessoas querem dar sua opinião, mas não querem se expor. Com os posts anônimos isso é possível, assim todos poderão participar sem medo.

 

TAGS: #facebook #gestão #condomínios #síndico

RELACIONADAS

//Condomínios
10/08/2017
//Condomínios
21/02/2020
//Condomínios
02/05/2019