Por que é difícil morar em condomínio?
Muitas pessoas vivendo de forma extremamente próxima, dividindo decisões e tendo sempre que acatar o que a maioria decide. Viver em condomínio exige muito colocar o bem comum acima do bem individual e essa é a grande dificuldade.
A cultura do brasileiro é de proximidade. Nosso povo gosta de estar junto, de conversar e faz amizades com extrema facilidade. Entretanto, é inerente do ser humano o egocentrismo, ao se colocar e colocar a própria família acima de tudo e de todos.
Porém, para se viver em condomínio, é preciso pensar no que é bom para o coletivo e não apenas para si. Exige de cada um respeito com os demais, sempre pensando no conforto e sossego dos vizinhos.
A convenção e o regimento interno existem para esclarecer o que é ou não permitido dentro do condomínio e para que não haja tantas divergências entre a opinião de um ou de outro.
Para se viver bem em condomínio, é preciso além do respeito, um certo grau de tolerância e bom senso, entendendo o contexto do vizinho, a situação do momento, o que é recorrente e precisa ser apontado e o que é esporádico e pode ser tolerado.
Assim, ao se optar por este estilo na forma de morar, é preciso abrir mão de certas vontades, sabendo que tudo tem seu ônus e bônus. Ao escolher um imóvel em um condomínio para se viver, é interessante pesquisar com os moradores como é a cultura daquele condomínio, para ver se é compatível com seu estilo de vida.
Alpha Condomínios - Administradora de Condomínios em Ribeirão Preto, região e Pirassununga.