//Síndico
22/05/2019

Síndico, é preciso saber ouvir

Você ouve os moradores ou apenas os escuta?
Por Vivian Lapini

Se você é ou pretende ser síndico e quer ganhar a simpatia dos condôminos é preciso saber ouví-los.

A maioria dos moradores busca o síndico para ajudar a resolver um problema, reclamar ou criticar alguma situação no condomínio.

Não é fácil ouvir tantas críticas, mas quando o condômino encontra o síndico tudo que ele quer é ser ouvido.

Muitas vezes o síndico nem vai conseguir resolver o problema de maneira simples e fácil. Pode ser que o problema nem possa ser resolvido. Entretanto, o simples fato de ouvir o morador, sem ficar pondo empecilhos ou rebatendo as críticas, cria uma atmosfera de receptividade e retira as barreiras na comunicação. O desabafo do condôminos foi ouvido, e só isso  muitas vezes já é motivo para ele ficar satisfeito.

Com o passar do tempo, as conversas com os moradores vão se tornando cada vez menos pesadas e os tons de crítica mudam para tons de ajudar a buscar uma solução. 

Na próxima vez que um morador vier reclamar para você, faça esse teste. Escute-o com empatia e atenção e ouça o que ele tem a dizer. Seja sempre gentil nas suas palavras e você verá que até mesmo os moradores mais difíceis de lidar ficarão mais calmos e pacientes.

 

Alpha Condomínios - Administração de Condomínios em Ribeirão Preto e Pirassununga.

TAGS: #sindico #síndico #ouvir #condomínio #comunicação #saberouvir #escutar #empatia