//Síndico
03/10/2019

Como eu faço para os moradores do meu condomínio ajudarem ao invés de só criticarem

Vamos te ajudar a resolver esse problema que persegue quase todos os síndicos
Por Vivian Lapini

A maioria dos síndicos sofre do mesmo problema: uma pressão imensa dos moradores que só criticam, reclamam e parecem nunca estarem felizes. As pessoas estão sempre insatisfeitas e, por mais que você se esforce na sua gestão de síndico, parece que nunca é o suficiente.

Como isso ocorre com a maioria dos síndicos, listamos algumas práticas que, se aplicadas, podem amenizar ou ajudar a resolver esse problema:

1. Comunique: a maioria das pessoas não enxerga o trabalho do síndico e, na cabeça delas, parece que eles estão sempre de folga, ganhando para não fazer nada. Por isso, é importante que você faça uma comunicação constante e efetiva: por e-mail, whatsapp, facebook, anúncios no elevador. O máximo de canais que você puder utilizar melhor. A intenção aqui é que você alcance todos os moradores. Outro ponto importante é o que você vai comunicar: tudo que for possível. Desde a troca das lâmpadas queimadas do corredor do sexto andar, até que a piscina estará em manutenção na quarta-feira. As pessoas se sentem seguras quando elas estão informadas sobre o que está acontecendo.

2. Realize eventos: a melhor forma de evitar reclamação dos moradores é se aproximando deles. Por meio de eventos simples como confraternizações, pique-nique de dia das crianças, festa da boa vizinhança ou qualquer outra ideia que vier na cabeça, você aproveita para unir mais os vizinhos e também para que eles conheçam você melhor em um momento de descontração. Se tornar próximo dos moradores também gera mais confiança e um olhar mais gentil dos moradores para com você.

3. Delegue: crie grupos para resolver problemas dentro do condomínio. Pode ser comissões de obras, de pets, sustentabilidade, de eventos ou qualquer outro assunto. Tem muitas pessoas que gostam e querem participar. Seu trabalho fica mais leve e pode ter um responsável para aquele problema que é reclamação recorrente. Como sugestão, quando aquele morador vier reclamar daquele assunto, peça a ele para te ajudar a resolver aquele problema, ao invés de apenas criticar.

4. Deixe que as pessoas tomem as decisões: não hesite em levar para a assembleia decisões polêmicas, que geram brigas e discussões dentro do condomínio. Você fica isento do que a maioria decidiu e não cria inimigos gratuitamente.

5. Aceite: por mais que você faça o seu melhor, sempre vai ter aquela pessoa que o simples fato de você existir a desagrada. É extremamente difícil de lidar com o ser humano, especialmente quando se convive de forma tão próxima com pessoas tão diferentes. Então aceite que, seja como síndico, colega de trabalho, chefe, ou vizinho, você sempre pode se deparar com pessoas cujo trabalho será sempre prejudicar o outro ou tornar o dia das pessoas mais cinzentos. Seja gentil com essas pessoas, assim mesmo. Essas pessoas, na maioria das vezes, são as mais solitárias, infelizes e que mais precisam de uma ajuda.

 

 

Alpha Condomínios - administradora de condomínios em Ribeirão Preto e  Pirassununga

 

 

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