Cuidado, o perigo aumentou!
Com um verão tão chuvoso, os casos de Dengue tem se multiplicado em Ribeirão Preto e região, portanto é preciso redobrar os cuidados para evitar a procriação do mosquito que causa também a Zika e a Chicungunha.
Os síndicos devem orientar os zeladores e pessoal da limpeza quanto a locais que podem acumular água nos condomínios, como caixas d`água destampadas, banheiras de hidromassagem, calhas e áreas próximas à piscina.
A melhor forma de proteção é eliminando os criadouros do mosquito. Sabe-se que não devemos deixar água parada e devemos limpar semanalmente ou preencher os pratos de vasos e plantas com areia. No entanto, algumas vezes não notamos, mas estamos formando criadouros sem nem mesmo perceber.
Um dos locais que devemos ficar atentos é na lavanderia, atrás da máquina de lavar roupas. Esse local acumula água e é um ambiente propício para o mosquito: escondido, com água parada em local de pouca luz.
Outra ação que devemos tomar é telar os ralos, pois pode ficar água acumulada. Ao telar, o mosquito não consegue entrar e consequentemente não coloca seus ovos. Com o uso das telas tambem já eliminamos outro perigo: a entrada de baratas e escorpiões pelos ralos.
É também preciso cuidado redobrado com os bebedouros de animais que devem ser sempre lavados, pois os ovos podem durar cerca de 3 meses e ficam grudados no recipiente. daí a importãncia de lavar com água, bucha e sabão.
Feito isso, é preciso agora utilizar outro fator de proteção: o uso de repelentes. O melhor a se fazer é colocar aqueles de tomada nos ambientes em conjunto com os repelentes de passar na própria pele. Vale também se utilizar de difusores com óleo de limão e citronela, pois o mosquito não gosta desses aromas e se afasta.
Se todos fizerem sua parte, é possível acabar com a Dengue.
Alpha Condomínos - Administradora de Condomínios em Ribeirão Preto, região e Pirassununga.