Precisamos falar sobre saúde mental
Mais do que nunca, a saúde mental tem se mostrado tão importante quanto à saúde física. Ainda sofrendo os efeitos da pandemia e isolamento, que não foram embora por completo, estamos em um momento em que precisamos conversar, desabafar, colocar pra fora tudo que ficou guardado por tanto tempo.
A dor do outro, quando é interna, se esconde por trás de um sorriso, de conversas do dia a dia e acabamos não percebendo que essa pessoa pode estar sofrendo por dentro, passando por um período extremamente difícil, deixando tudo isso atrás das máscaras que a rotina nos impõe. O mês de Setembro traz esse foco para a saúde mental e prevenção ao suicídio, que é o extremo que pode ocorrer quando o lado de dentro não é curado.
Por isso, é importante conversar quando for preciso e poder ouvir o próximo, escutar de verdade. Ouvir, significa não colocar julgamentos, opiniões e nem querer "consertar"ou resolver a vida do outro, mas sim ser um ombro amigo, um apoio confiável para que a pessoa possa se abrir, colocar a dor pra fora e ficar mais leve. Muitas vezes, apenas o fato de você estar ali presente, dar apoio, oferecer um abraço, pode salvar uma vida inteira.
Quando se nota quadros de ansiedade, depressão ou qualquer outro problema de saúde mental, é necessário dar apoio e sempre orientar a ajuda de um profissional. É preciso ter empatia com o colega de trabalho, com os filhos, pais, amigos, parentes e vizinhos. Afinal, cada um de nós enfrenta uma difícil batalha da qual não sabemos nada a respeito.
Alpha Condomínios - Administradora de Condomínios em Ribeirão Preto, região e Pirassununga