//Condomínios
29/05/2020

Home Office e a nova realidade dos Condomínios

Saiba como esse novo estilo de trabalhar tem afetado os condomínios
Por Vivian Lapini

Com a chegada da quarentena, muitas empresas optaram por utilizar o Home Office como modelo de trabalho para seus colaboradores. Entretanto, com as pessoas constantemente em casa, somado ao estresse do trabalho, barulhos do dia a dia e crianças presas em seus apartamentos, o home office tem se tornado um verdadeiro caos nos condomínios, gerando cada dia mais conflito entre vizinhos.

Por estarmos vivendo em um período atípico, de isolamento social, as pessoas tendem a fazer mais barulhos mesmo e isso é inevitável. Agora, os treinos, que antes eram na academia, acontecem em casa, as crianças que brincavam e extravasavam suas energias na escola precisam fazer isso confinadas e as pessoas acostumadas ao ambiente de trabalho precisam se acostumar a todas essas mudanças.

Não dá pra reclamar de barulhos cotidianos. Morar em condomínio requer muito jogo de cintura e tolerância por parte de todos. Essa forma de viver requer muita paciência e empatia com os vizinhos.

Para quem está de home office e precisa de silêncio para trabalhar, uma das opções é o uso de fones de ouvido com músicas específicas para o trabalho. Algumas ondas sonoras (também chamadas de brainwaves), com a utilização de fones, funcionam como verdadeiros remédios que podem levar ao relaxamento, aumentar a concentração ou até mesmo melhorar a produtividade, além de diminuir ou isolar os sons externos.

A maioria dos síndicos está sobrecarregada com o aumento de reclamações e atendimento aos moradores, por conta de tanta gente em casa ao mesmo tempo. É preciso ter muita habilidade e uma dose redobrada de bom senso para intermediar os conflitos nesse período. Uma dica que funciona é chamar os moradores das unidades conflituosas para conversar de forma presencial (com máscara e mantendo um distaciamento de pelos menos 1,5m). Isso aproxima os moradores e tira as pessoas da zona de conforto. É muito mais fácil reclamar para o síndico que não tem nada a ver com a situação do que chegar e dizer para o vizinho o que realmente incomoda. Assim, você corta o "disse me disse" esclarecendo de vez a situação e já procurando uma forma de solucionar o problema. O síndico precisa sempre avaliar caso a caso, para ver quando o problema pode ser resolvido com uma simples conversa ou quando o vizinho de fato está extrapolando no barulho, sendo necessário aplicar uma notificação ou multa.

Com bom senso e empatia, é possível ajudar e compreender a todos.

Alpha Condomínios - Administradora de Condomínios em Ribeirão Preto.

 

TAGS: #homeoffice #coronavirus #pandemia #quarentena #condominio #administradoradecondominios #alphacondominios #ribeiraopreto