//Condomínios
02/06/2022

Por que as taxas de condomínio estão subindo?

Entenda melhor por que o valor do condomínio pode aumentar
Por Vivian Lapini Rocha

Você deve ter observado que geralmente as taxas de condomínio ficam cada vez maiores. Isso acontece primeiramente porque o valor do condomínio deve ser reajustado conforme a inflação. Para entender melhor, é necessário falarmos sobre o que compõe a taxa que você paga mensalmente e como se chega a esse valor.

Todo ano, pelo menos uma vez, é feita uma assembleia de previsão orçamentária, em que os condôminos votam a favor ou não da alteração no valor do condomínio. Essa previsão orçamentária é feita somando-se os gastos previstos no ano, que posteriormente são divididos por mês, que o condomínio terá que desembolsar. Esses gastos incluem: portaria, limpeza, manutenção (elevadores, manutenção elétrica, etc.), jardinagem, tarifas bancárias, administração, dentre outros. O total desses valores somados é dividido pelo número de unidades que o condomínio possui ou pela fração ideal, conforme a convenção do condomínio determina.

Acontece que todo ano, o sindicato reajusta o valor da folha de pagamento dos funcionários conforme dissídio, assim como cada prestador de serviço reajusta o valor cobrado de acordo com a inflação. Isso, logicamente, vai refletir no valor final que você irá pagar de condomínio.

Além disso, caso seu condomínio necessite de alguma melhoria ou reforma, pode ser votado também em assembleia, um rateio extra, com um número determinado de parcelas, que pode também fazer com que o valor final fique maior.

É importante ressaltar que não é o síndico ou a administradora que determina o valor que deverá ser pago pelos condôminos, mas sim a assembleia geral. Por isso, é tão importante que os condôminos participem das assembleias, para entender e decidir todos os assuntos pertinentes ao condomínio.

 

Alpha Condomínios - Administradora de Condomínios em Ribeirão Preto, região e Pirassununga.

TAGS: #sindico #condominio #sindicoprofissional #administraçaodecondominios #alphacondominios #inflação