//Condomínios
24/03/2021

Como o WhatsApp pode ajudar meu condomínio?

Veja 7 dicas para utilizar o aplicativo e ajudar na gestão
Por Vivian Lapini

Hoje, a maioria das pessoas que possui celular tem instalado nele o aplicativo de mensagem instantânea Whatsapp. Essa ferramenta permite a comunicação de forma rápida, fácil e sem custo.

Ela também pode ser uma ótima ferramenta para auxiliar na gestão do condomínio, se utilizado da forma correta. O WhatsApp só se torna útil se as pessoas souberem respeitar opiniões adversas, tentar entender o ponto de vista do outro e buscar soluções ao invés de só apontar para as críticas.

Veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar:

1.    Crie um grupo: coloque como nome do grupo o nome do condomínio, isso facilita a gestão e traz mais formalidade para as conversas;

2.    Crie regras: deixe claro que o grupo é para trocar informações relevantes sobre o condomínio e coloque os assuntos pertinentes, como: assembleias, sugestões, reclamações, comunicados, entre outros. Proíba envio de mensagens de bom dia, mensagens religiosas, piadas, fotos ou vídeos que não sejam pertinentes ao condomínio;

3.    Fale da sua gestão: se você é síndico ou responsável pela gestão, deixe claro quais as mudanças que estão sendo feitas. Muitos moradores não enxergam como é árduo o trabalho de gerir o condomínio e, esse tipo de atitude, auxilia que todos vejam o que e como está sendo feito para a melhoria de todos;

4.    Envie comunicados importantes: falta de água, manutenção do elevador, evento ou outro acontecimento relevante deve também ser repassado aos moradores. Muitos não leem os avisos dos elevadores ou colocado nas portas dos blocos, mas sempre olham seus celulares;

5.     Chame todos para a assembleia: é por meio da assembleia que as grandes decisões são tomadas de forma democrática pelos moradores. Sempre que houver assembleia, lembre aos participantes da importância que é a participação de todos e quais assuntos estão na pauta.

6.    Avise o que foi decidido: é sempre bom mandar no grupo o que foi votado em assembleia para que as pessoas estejam cientes, especialmente aqueles que não puderam participar;

7.    Relembre as regras: depois de pouco tempo, as regras postadas no começo do grupo ficam para trás. É importante recoloca-las periodicamente para que os novos membros a vejam e para que todos as relembrem.

O síndico também pode criar um grupo apenas para comunicação com os moradores, não permitindo respostas às suas postagens ou interações. Nesse caso, o WhatsApp fica sendo uma forma rápida e eficaz de se comunicar com todos mas sem a opção de gerar qualquer tipo de polêmica.

Alpha Condomínios - Administadora de Condomínios em Ribeirão Preto

TAGS: #whatsapp #celular #aplicativo #condomínio

RELACIONADAS

//Condomínios
19/09/2017
//Condomínios
15/02/2019
//Condomínios
12/11/2019