//Condomínios
26/03/2018

Gestão Participativa

Saiba como essa gestão pode melhorar seu condomínio
Por Vivian Lapini

O trabalho de síndico em um condomínio é complexo e desgastante. Ele é o responsável por lidar com diversos tipos de problemas que envolvem manutenções, funcionários, desentendimentos de vizinhos, moradores descumprindo regras, orçamento, etc. Tudo isso gera uma grande pressão e sobrecarga, fazendo muitas vezes com que o síndico não consiga dar conta de tudo ou acabe encerrando seu mandato antes do tempo.

Para facilitar a gestão e melhorar a qualidade de vida de todos no condomínio, é muito importante que haja uma gestão participativa dos moradores, em que as pessoas tomem para si as responsabilidades e se envolvam mais com as questões comuns.

Para isso, podem sem criadas comissões, em que um número de pessoas fica responsável por determinado assunto, cabendo ao síndico apenas a tomada das principais decisões ou um parecer final.

Podem ser criadas comissões sobre as normas do condomínio, controle fiscal, funcionários, manutenções, obras, festas dentre outras que couberem dentro da especificidade de cada condomínio.

Divulgando essas comissões para os moradores, certamente o trabalho do síndico fluirá com maior facilidade e o condomínio terá sua gestão mais eficiente.

 

TAGS: #gestão #participação #síndico #condomínio #administração