//Condomínios
13/05/2020

Além das finanças do Condomínio

Entenda a diferença entre gerar "lucro"e gerar valor para o seu condomínio
Por Vivian Lapini

Você sabia que o Condomínio funciona como uma empresa?
Ele possui sócios (condôminos), funcionários, o patrimônio (áreas comuns do condomínio), receitas e despesas.

Assim como uma empresa, o condomínio, além de dar "lucro" (gerar uma situação superavitária), deve gerar valor.
Para dar "lucro" é muito simples: basta que a arrecadação seja maior que os gastos, ou seja, as receitas devem ser maiores que as despesas. As receitas  provém da taxa de condomínio que os moradores pagam, enquanto que as despesas provém de todos  os gastos com salários de funcionários, manutenções, limpeza, entre outros serviços necessários.

Porém, para gerar valor, não basta apenas ter lucro. No caso de uma empresa, ela gera valor quando há uma expectativa de ganhos maiores do que ela já possui. No condomínio é o mesmo, porém o valor estará no tipo de experiência que os condôminos esperam ter.

É preciso que o condomínio invista em segurança, em lazer, acessibilidade e também, muito importante, em convivência. Um imóvel em um lugar em que todos são uma comunidade e vivem em harmonia, pode valer mais do que um imóvel localizado em um condomínio em que não há sincronia e respeito entre seus moradores.

Para o proprietário do imóvel, é muito importante que o condomínio tenha regras que sejam cumpridas, que os vizinhos tenham uma boa convivência, pois se algum dia ele quiser vender ou alugar seu imóvel, sem dúvidas esses são fatores levantados pelos futuros compradores, e assim, podem aumentar ou diminuir o valor de venda/aluguel desse imóvel.

Existem  casos também em que os moradores mudam simplesmente porque possuem problemas com seus vizinhos, gostam do imóvel e da estrutura do condomínio, mas a convivência se torna insuportável. O oposto também pode ser verdadeiro: condomínios mais simples, mas que as pessoas são tão unidas que ninguém quer mudar, pois o valor do condomínio vai além do que de vê.

Para gerar valor, é preciso investir em uma boa convivência com os moradores: mais diálogos, mais respeito e fazer com que as regras da convenção e regimento interno sejam sempre cumpridas. Investir também na participação dos moradores na gestão e em eventos, criando oportunidades dos vizinhos conviverem mais para se conhcerem melhor.

Alpha Condomínios - Administradora de Condomínios em Ribeirão Preto

TAGS: #valor #condomínio #finanças #lucro #imóvel