//Condomínios
20/10/2020

Por que é tão difícil que os moradores entendam o regimento interno e a convenção do condomínio?

As pessoas muitas vezes não respeitam as regras porque nem as conhecem
Por Vivian Lapini

Já explicamos em outros posts o que é a convenção do condomínio e o que é o regimento interno. Vamos explicar agora por que as pessoas não respeitam as normas que estão contidas nesses documentos.

O primeiro problema é que moradores simplesmente não sabem que a convenção ou regimento interno existem, e isso ocorre devido à falta de comunicação. Esses documentos muitas vezes nem são entregues aos condôminos logo em que se mudam para o condomínio e, quando são, as pessoas simplesmente não têm paciência para ler ou logo se esquecem das inúmeras regras.

O tempo passa e na hora que está chovendo, os moradores esquecem que não podem estender roupas na sacada, ou que não é permitido transitar pelo condomínio em trajes de banho. Claro que existem algumas regras que nem precisam estar escritas ou serem lembradas: basta simplesmente ter bom senso. É aquela frase já tão conhecida, até mesmo pelas crianças, "não farei ao outro aquilo que não gostaria que fizessem comigo".

Uma boa alternativa que alguns condomínios têm adotado e que funciona, são pequenos manuais com as principais regras da convenção e regimento interno, de forma resumida e lúdica, para que os moradores possam receber, especialmente quando se mudam, e que também desperte a vontade de ler.

Outra alternativa interessante são as normas principais sendo colocadas também de forma lúdica e resumida em informativos que ficam no elevador ou em outro local de grande circulação de moradores. Se o condomínio possui muitas regras que são desrespeitadas com frequencia, é interessante que sejam feitos vários informativos com rotatividade de exposição. Assim, as pessoas estarão sempre lendo, relendo e relembrando da convenção e regimento interno.

É possível enviar também esses informativos, periodicamente, no grupo de Whatsapp do condomínio. Uma vez por mês é o suficiente.

Com uma boa comunicação, as pessoas se habituam ao que é permitido e o que não é, fazendo com que os moradores respeitem mais as regras e o condomínio seja um local mais harmonioso para o convívio.

 

Alpha Condomínios - Administradora de Condomínios em Ribeirão Preto, região e Pirassunga.

 

TAGS: #sindico #condominio #sndicoprofissional #convenção #regimentointerno #administradoradecondominios #alphacondominios