//Condomínios
23/08/2019

Como morar em paz em condomínio

Morar com um monte de gente e regras pode ser difícil, mas a gente te ajuda com essas 5 dicas.
Por Vivian Lapini

Morar em condomínio pode ser muitas vezes algo extramamente difícil. São muitas regras a serem respeitadas, o que torna muito diferente de morar em uma casa na rua.

Você não pode, por exemplo, reformar sua casa na hora e dia que você quer (e talvez nem do jeito que você tinha pensado), ou convidar a galera toda da firma no seu apartamento.

Mas se você optou por morar em condomínio, com certeza levou em consideração que existem muito mais prós do que contras, como o custo/benefício ou a segurança que costuma ser o item número 1 na lista de prioridades para quem vai escolher um lar. Então se quer ter prazer sempre de chegar em sua casa e curtir o momento com sua família, aqui vão algumas dicas para você viver em paz com seus vizinhos e curtir mais o seu lar:

1. Respeite as regras: elas existem para que a convivência entre todos seja harmônica. Para isso, é fundamental você conhecer o regimento interno e a convenção do seu condomínio. É lá que vai estar descrito detalhadamente tudo o que não pode ser feito. Caso você descumpra alguma regra, saiba que você pode ser multado, o que não vai te deixae nada feliz.

2. Seja gentil com os funcionários e moradores: todos sabem que gentileza gera mais gentileza. E imagina como é difícil morar em um lugar que as pessoas não são simpáticas, então comece por você.

3. Tenha bom senso: esse é o mais básico para se viver em sociedade e bom senso é igual respeito, cabe sempre em qualquer lugar. Se for reclamar de algo, pense antes, se você está tendo bom senso.

4. Seja tolerante: principalmente em relação a barulhos, pois não é culpa do seu vizinho se a construção é mal feita.  O bom senso cabe aqui da mesma forma. Reclamar de som alto constante, reformas fora de horário é aceitável. Mas tem gente que reclama da descarga do vizinho, do recém nascido chorando ou da criança que brinca quando chega da escola.

5. Pratique o "diboísmo" : lembre-se que você está no seu lar. Então relaxe, e tente se estressar menos. Nem sempre isso é possível, mas sempre que for, pratique.

 

Alpha Condomínios - administradora de condomínios em Ribeirão Preto e Pirassununga.

TAGS: #alphacondominios #administradoradecondominios #condominio #sindico #gestão #gestaodeconflitos